O tempo é importantíssimo na vida de
cada um de nós. Por que não teria relevância na empresa para formar os custos e
contribuir na determinação do preço de venda?
Nunca
temos tempo para fazer tudo o que é necessário, ao menos é isto o que muitas
pessoas dizem. Algumas trabalham diariamente mais de doze horas e justificam
ser este o tempo necessário para o desempenho das atividades com eficiência. Os
filhos reclamam que seus pais não têm tempo para eles, pois trabalham muito.
Quando
criança, eu brincava com os amigos dizendo o seguinte ditado popular: “o tempo
foi pedir para o tempo quanto tempo o tempo tem. Mas o tempo disse que não tem
tempo de dizer quanto tempo o tempo tem”. Naquela época era apenas um trocadilho
de palavras, mas hoje observo que é a realidade de muitos de nós.
Parece-me
natural que o preço seja maior no trabalho mais exigente em relação ao tempo.
Ao menos é assim que ocorre em diversas atividades. Cito algumas:
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No parque de diversões há um tempo
para cada brinquedo; quem quiser ir mais deve comprar outro ingresso;
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Paga-se a hora da aula de reforço
escolar;
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O funcionário trabalha 44 horas por
semana; se o patrão deseja mais, deve pagar hora extra;
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Quanto mais tempo de utilização da
energia elétrica, mais cara será a fatura;
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O médico cobra por consulta, mas
deseja gastar o menor tempo possível.
Nas
atividades em que o custo da mão de obra é representativo, sabemos que é
indiscutível considerar o tempo, pois os colaboradores são remunerados por hora
trabalhada (normalmente 44 por semana).
É
sabido que o preço de venda não é determinado somente pelo custo, mas também
pela concorrência e o valor que ele percebe. Porém, comercializar serviços e/ou
produtos sem apurar todos os custos pode significar trabalho sem retorno - o
lucro -, fundamental para a sobrevivência da empresa.
O
tempo é igual para todas as pessoas, mas se destacam as mais organizadas e que
utilizam o tempo de maneira eficaz. Na empresa em que há boa gestão do tempo
dos colaboradores, a chance de retorno é maior.
Entendo
que o tempo aplicado nas tarefas dos clientes é fator essencial para determinar
os custos e identificar a lucratividade gerada no serviço ou produto, razões
pela qual deve ser considerado na formação do honorário.
Créditos: Gilmar Duarte
www.gilmarduarte.com.br