Administrar uma empresa não é tarefa
fácil, em tempos de crise, essa tarefa se torna mais difícil.
Ser empreendedor é o sonho da maioria dos brasileiros, ter sua
independência financeira e trabalhar para sua empresa crescer é o que move os
brasileiros a ter o sonho do próprio negocio. Porem esse sonho não é tão
simples assim.
Pesquisa realizada pelo SEBRAE indica que, as empresas que
fecham as portas antes de um ano de atividade, gira em torno de 25%, dentro
delas, 82% fecham antes de completar 6 meses de atividade.
Administrar uma empresa não é tarefa fácil, em tempos de crise,
essa tarefa se torna mais difícil.
A seguir listamos alguns pontos em que o empreendedor deve ficar
atento para se manter na crise e crescer futuramente:
1) Tenha capital de Giro
Em torno de 46% das empresas que fecharam as portas não sabiam o
capital de giro. Recomenda-se saber qual o capital de giro de sua empresa, para
isso, antes mesmo da abertura da empresa, um planejamento orçamentário se torna
necessário, para que, em épocas de crise, esse capital seja suficiente para se
manter ativo até a economia voltar a crescer.
2) Tenha controle de seu estoque
Saber o quanto e o que se compra é uma tarefa das mais
importantes dentro da empresa. Se você conhece seu estoque, então sabe qual a mercadoria que mais gira, e
qual menos gira, com isso sabe qual mercadoria comprar mais e qual comprar
menos.
3) Prazo para pagamentos de
compras
Sabendo qual produto gira mais e qual gira menos, é ora de
procurar os fornecedores não somente com os melhores preços, mas também com os
melhores prazos. Geralmente uma negociação com os fornecedores pode levar a
empresa ganhar mais tempo para pagamento de suas compras. Um produto que gira
menos deve se ter maior prazo para pagamento do que um produto que gira mais.
4) Prazo para recebimento de
vendas
O prazo para receber suas vendas deve ser sempre menor ao que
você paga seus fornecedores. Se você paga seus fornecedores em torno de 60
dias, é recomendável que você receba suas vendas em até 30 dias.
5) Conheça seus clientes
É muito importante que você saiba o perfil de seu cliente. Alem
de conhecer muito bem seu produto, é imprescindível que você conheça para quem
vai vender este produto. Saber qual publico alvo que você esta vendendo é de
suma importância. Um estudo do perfil de seus principais clientes pode fazer
você conhecê-los melhor e com isso melhorar o atendimento e a satisfação deles
com sua empresa.
6) Conheça seus concorrentes
Além de conhecer os clientes, também procure saber dos seus
concorrentes. Em tempos de crise o consumidor pesquisa muito, procura saber não
somente preços, mas também qualidade e prazos para pagamentos. Saber o que seus
concorrentes oferecem qual a qualidade, seus preços e seus prazos, é muito
importante para saber como você esta em relação a eles.
7) Invista em Tecnologia
Ter um sistema operacional que você tenha controle de todas as
operações da empresa, é importante para que você possa gerir melhor os
resultados, além de ter conhecimento de seus custos, perdas, vendas e a margem
de lucro.
8) Utilize a contabilidade como forma gerencial
Não trate seu contador apenas como “guarda-livros”. O contador
pode ser importante para que, através da contabilidade, faça uma analise no balanço da empresa, e
posso identificar quais pontos da empresa merecem atenção para melhorar e quais
devem
9) Tenha um planejamento
tributário
Seu contador pode ser importante para um planejamento
tributário. Nem sempre o Simples
Nacional é a melhor
forma de tributação, dependendo do custo e da margem de lucro da empresa, o Lucro Real e o Lucro
Presumido podem
representar uma economia tributaria para empresa, por isso um planejamento
tributário bem planejado é essencial. Lembrando que a escolha de tributação
vale para o ano todo.
10) Ofereça um plano de carreira
Um bom funcionário procura, além de salário, uma estabilidade.
Promover um plano de carreira para um funcionário dedicado faz com que ele
tenha uma motivação maior para trabalhar dentro da empresa e possa levar a
empresa a um crescimento. Passar para o funcionário, em épocas de crise, a real
situação da empresa, pode levar com que ele se dedique mais para que a empresa
possa crescer e, conseqüentemente, ele crescer junto.
Seguindo esses passos a empresa tem uma grande chance de se
manter estável em época de crise, e crescer junto com a economia em tempos de
ascensão.
Créditos: Guilherme Castaltini